quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Organização

Com essa vida "muderna" que a gente leva, morar em apartamento pode ser um mal necessário. Daí que os espaços são cada vez mais resumidos e haja criatividade pra aproveitar cada cm² desses "apertamentos". 

Já disse outro dia que aqui em casa temos um cômodo que nos serve de ateliê/escritório/quarto de hóspede. Nesse cômodo temos uma bancada grande com os computadores - isso representa o escritório, ôquei? - uma cama de casal - afinal é um quarto de hóspedes, neah? - e uma bancada menor com todas as minhas cousinhas do artesanato.
Isso num quadrado de aproximadamente 3x3m! Quer dizer, não é lá tarefa das mais fáceis deixar tudo arrumadinho. Mas, mesmo assim, resolvi encarar essa empreitada de organizar o cantinho craft desse nosso cômodo.
Graças a Nossa Senhora da Conexão, nessa blogosfera não faltam dicas de scrapers e crafteres sobre organização! A mulherada vive às voltas para tornar o ambiente de trabalho em casa mais bonito e acessível.

Meu sonho é ter um desses craft room lindérrimos com montes de nichos de MDF com fórmica branquinha, bancada grande, com espaço pra colocar todo tipo de potinhos coloridos com miudezas dentro, gaveteiros cheios de design e papel de parede decorando, mas a gente pode sonhar, só não pode tirar os pés do chão, neah? Então vamos à realidade! 
Pra começar, vou mostrar como anda meu... bem, vou chamar de craft corner, porque é mais apropriado! :)
Clique para ampliar
Reparem como o espaço é pequeno e até se esforça pra se manter com um mínimo de organização mas, nota-se que faltam organizadores adequados para as linhas, uma caixa maior com divisórias pra guardar o que tá em várias caixas e assim aproveitar melhor o espaço e amenizar a poluição visual, um novo pouso pros livros - que foram recentemente mudados pra essa prateleira por falta de um lugar melhor - e pelo menos mais um gaveteiro pra colocar os papéis e tecidos dos projetos em andamento que ficam soltos formando uma baguncinha ali entre as caixas.
Enfim, há muito trabalho a ser feito!

Mais uma vez fiz um apanhado das idéias bacanudas que encontrei por aí e aos poucos vou tentar adaptá-las ao meu cantinho. Vamos lá!


De raspberryfairy via Como Faz?
Adorei essa idéia aí dos copinhos pendurados pra colocar tesouras, pincéis e miudezas em geral. Dá pra adaptar perfeitamente aqui em casa e posso usar o espaço abaixo da prateleira onde estão os livros (por enquanto). 
Aqui no centro de Maceió tem umas canecas plásticas coloridas em lojas de importados que além de precinho camarada devem ficar ótimas nessa função porque tem de várias cores e inclusive estampadinhas! E o bastão que neste caso parece cromado, pode ser facilmente substituído por um cano PVC básico, pintado ou forrado com tecido pra ficar ainda mais charmoso! Uma idéia que certamente cabe no bolso!

Flickr Needle Book via Como Faz?
E que idéia graciosa esse gaveteiro com decoupage. Para mim seria ótimo pra colocar os papéis de origami que já deixo cortados. Poderia organizar por cores e me facilitaria a vida, com certeza. Além de que, iria embelezar um bocado esse meu humilde craft corner. O tamanho poderia até ser menor, digo, poderia ter apenas 4 gavetinhas e como minha bancada é curtinha, eu poderia afixar ele na parede pra não tomar meu espaço.






Marta Stewart via Como Faz?
E esse banquinho aí? Simplesmente genial! É uma solução lienda pra minha falta de espaço. Pode ficar super charmoso a depender da almofada que se colocar nele.
Na foto que coloquei do meu cantinho não tem a cadeira que tenho usado aqui, mas é apenas uma das cadeiras da mesa da sala que além de não ser nada confortável também não é nada graciosa.





Felizmente, aqui em casa contamos com um arsenal modesto, porém satisfatório, de apetrechos de marcenaria, assim muitas coisas de MDF/madeira nós mesmos fizemos, com nossa amiga tico-tico (um tipo de serra para cortar madeira). Essa minha bancadinha por exemplo, eu mesma fiz num desses dias compridos em que fico em casa só e maridoso demora a chegar. Por isso, essas três idéias são um ótimo ponto de partida pra empreitada de organização desse craft corner. São relativamente baratas, viáveis para meu espaço e vou poder fazer em casa. Maridoso que me aguarde porque com certeza eu não vou deixá-lo de fora dessa, especialmente no quesito marcenaria! 

Quando o cantinho tiver mais ajeitado mostro aqui procês verem o resultado!
Bêjos

Fonte inspiradora de hoje: Como faz?
Consultei também: Caixinha de Pirlimpimpim, Flickr da Perfectly Pretty e Marta Stewart

Nenhum comentário: