quarta-feira, 11 de julho de 2012

Lixo é luxo

Depois de um fim de semana de cama que colocou a perder a minha programação para dar sequência na produção, só agora estou conseguindo retomar a rotina. Pois é.... essa história de ficar de molho por causa de uma maledita gripe realmente me atrapalhou. Além do mais, dividir o PC aqui tá complicado. Maridoso tá com um bocadinho de trabalhos e o meu computador só retorna da licença médica essa semana (assim espero). Tá fácil pra ninguém não, minha gente! rs
Mas, sem mais chorumelas, hoje vou ensinar como fazer uma mesinha de centro igual a nossa, ou seja, igual a essa aqui que tá exposta na galeria de Outras Artes:

Clique para ampliar


Na verdade, a receita é bem fácil e posso resumi-la assim:

Clique para ampliar

Mas pra ficar ainda mais fácil vou dar o PAP mais completo. ;)


Você vai precisar de:

1 Carretel grande, daqueles de cabo (procure em lojas de material de construção ou de material elétrico)
1 folha de papel couro com 2mm de espessura (em alguns lugares também é chamado de papel pinheiro ou papel sapateiro)
1 vidro redondo - sugiro que tenha 3mm de espessura ou mais
3 espaçadores/separadores para vidro (vendidos em vidraçaria, são essas peças de metal fixando o vidro)
Bolinhas de gude (aqui em Alagoas também chamam de chimbra ^^)
Cola universal
Lixas para madeira
Verniz fungicida ou verniz para madeira

¿Comofas?

  • Dê uma boa lixada no seu carretel e aplique uma ou duas demãos de verniz nele. E deixe secar enquanto faz os passos seguintes. - Esta etapa é interessante para evitar mofo e cupim na madeira e também pra dar um certo acabamento, mas caso você prefira também pode deixá-lo cru e com aspecto mais rústico. Fica a seu critério.
  • Com o papel couro faça uma caixa redonda sem tampa. Basta cortar um circulo com o diâmetro de sua escolha  que será a base da caixa, depois é só cortar uma tira retangular com dois centímetros a mais que o perímetro do círculo que você cortou. Ou seja, se você cortar um circulo que tenha 40cm de perímetro, a tira deve ter 42cm de cumprimento. Essa diferença tem que existir para que você possa unir as duas pontas da tira e assim formar um anel que será colado sobre a base circular. 
  • Cole essa caixinha pronta no centro do carretel e encha-a com as bolinhas de gude.
  • Peça para o vidraceiro fazer 3 furos no seu vidro redondo para que você possa fixar os espaçadores. Pela foto dá pra ver que os espaçadores estão alinhados como num triângulo equilátero. Os furos estão nesta mesma posição. Fixe os espaçadores na madeira (pode pedir ajuda ao marido nessa etapa rs) depois posicione o vidro sobre os espaçadores e rosqueei a tampinha - Isso aqui é mais fácil de entender depois que você conhece os tais dos espaçadores, porque eles são autoexplicativos.

O tamanho da caixa de papel couro, assim como do vidro redondo vai depender das dimensões do carretel que você conseguir e também do seu gosto. 

Use sua imaginação, decore sua mesinha de acordo com seu ambiente! Ao invés de envernizar você pode ainda pintar o carretel ou pode estampar com tecido. No lugar de bolinhas de gude você pode colocar papel picado, miçangas ou pedrarias. Enfim, são mil e uma possibilidades!
E reciclar é uma delícia! 

Bêjos retornáveis


Nenhum comentário: